Abordagens Críticas ao Desenvolvimento 2019

O II Workshop Abordagens Críticas ao Desenvolvimento, foi realizado entre 26 e 29 de novembro, na PUC-Rio e no BPC, com financiamento da CAPES. A edição deste ano deu seguimento ao diálogo entre acadêmicas, profissionais e ativistas sobre alternativas ao desenvolvimento e desenvolvimentos alternativos, desta vez com foco em questões relacionadas a terra, direitos indígenas e extrativismo, com especial atenção às contribuições afro-diaspóricas. O eixo transversal da preocupação com raça e gênero, tidos como lentes, também foi mantido e fortalecido, perpassando todas as contribuições.

O evento contou com a participação dos profs Robbie Shilliam (Johns Hopkins, EUA), Kalpana Wilson (Birbeck U., Reino Unido), Mvuselelo Ngcoya (U. Kwazulu-Natal, África do Sul), Miriam Lang (UASB, Equador), Isabel Rocha de Siqueira (PUC-Rio) e Maria Elena Rodríguez (PUC-Rio), além dos ativistas Paul Okumu (African Plataform, Quênia, Charles Trocate (MAM) e Élida Santos (Terra de Direitos).

 

Além disso, diversas acadêmicas apresentaram trabalhos em resposta à circulação de chamada de artigos. O IIACDes também foi acompanhado de uma importante agenda cultural, que envolveu visitas a alguns projetos e lugares da cidade do Rio de Janeiro.

 

Com esta edição, sedimentou-se a proposta de continuar trabalhando em rede, de forma orgânica, através de colaborações específicas e com o compromisso de dar continuidade à série de workshops iniciada em 2018.

 

A iniciativa propõe abordagens transdisciplinares, profundamente políticas e fortemente questionadoras de visões racializadas e genderizadas de desenvolvimento e aposta em um diálogo franco e plural entre academia e ativismo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização (IRI/PUC-Rio, BPC):
Isabel Rocha de Siqueira, professora adjunta 

Paulo Chamon, pesquisador de pós-doutorado

Apoio (IRI/PUC-Rio, BPC):

Beatriz Teixeira, mestranda 

Ana Carolina Cardoso, mestranda

Ana Carolina Lacerda, mestranda

Lucas Manuel, mestrando

Laís Ramalho, doutoranda

Tatiana Castelo Branco, doutoranda

Para mais informações sobre iniciativas futuras,

registre-se em "Contato".

© 2019 por Abordagens Críticas ao Desenvolvimento