Abordagens Críticas ao Desenvolvimento 2019

O segundo workshop Abordagens Críticas ao Desenvolvimento acontecerá no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de novembro de 2019. Veja agenda completa aqui. 

(English version here.)

 

O EVENTO É ABERTO A TODXS. Solicitamos gentilmente RSVP para bpc@bricspolicycenter.org especificado (26 na PUC-Rio e/ou 27-29 de novembro, no BPC).

26 de novembro na PUC-Rio

Palestra inaugural "Towards an Abolition Political Economy

Prof. Robbie Shilliam, John Hopkins U., EUA

 

 

 

Paineis da manhã:

27, 28 e 29 de novembro no BPC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupos de trabalho à tarde (BPC):

27 e 28  de novembro no BPC

A  chamada de artigos para apresentação nos grupos de trabalho do evento foi encerrada  no prazo de submissão de 04 de outubro de 2019. Mas lembramos que O EVENTO É ABERTO A TODXS. Solicitamos gentilmente RSVP para bpc@bricspolicycenter.org.

Objetivos do workshop:

         O evento tem como objetivo geral mapear legados críticos ao desenvolvimento em coexistência no Sul Global, de modo a colocar marginalizações e periferias como centro e ponto de partida das discussões sobre desenvolvimento e com vistas a gerar um debate rico em propostas teóricas e práticas. Busca-se entender como desenvolvimento pode ser pensado a partir do legado de lutas periféricas por libertação e transformação da ordem global, evocando e sustentando olhares sobre o desenvolvimento que partam das periferias. Destaca-se ainda a importância de entender a polifonia destes movimentos e, por meio dela, as nuances e contradições que acompanham essas críticas e o próprio desenvolvimento, como campo, até hoje.


          Os objetivos específicos da série de workshops se dividem em três dimensões:


          I.    Teórica, histórica, conceitual: reunir e discutir conceitos e abordagens que operem em duas direções: mapeando os legados do Sul Global para as abordagens críticas ao/sobre o desenvolvimento e explicitando as marginalizações praticadas por interpretações dominantes do desenvolvimento, de maneira a reposicionar  essas discussões. 


          II.    Orientação transversal:  criar um espaço no qual pós-graduandxs e jovens pesquisadores possam apresentar seus trabalhos e desenvolver o olhar e aparato teórico, conceitual e histórico necessário para orientá-los a partir dos legados do Sul Global. A dimensão de treinamento do evento é importantíssima para conectar a dimensão teórica, histórica e conceitual à construção de uma comunidade.


          III.   Construção da comunidade:  ampliar e fortalecer a comunidade de acadêmicxs e profissionais inaugurada na edição anterior (em 2018) e incentivar a direção que lhe foi indicada no último encontro. Para tal, busca-se obter recursos para financiar a participação de novos membros de diferentes regiões do Brasil e do Sul Global.

Organização (IRI/PUC-Rio, BPC):
Isabel Rocha de Siqueira, professora adjunta 

Paulo Chamon, pesquisador de pós-doutorado

Apoio (IRI/PUC-Rio, BPC):

Beatriz Teixeira, mestranda 

Ana Carolina Cardoso, mestranda

Ana Carolina Lacerda, mestranda

Lucas Manuel, mestrando

Laís Ramalho, doutoranda

Tatiana Castelo Branco, doutoranda

II Workshop Abordagens Críticas ao Desenvolvimento

 
26 de novembro de 2019:
Sala do CTC, 11o andar, Prédio Leme, Campus da PUC-Rio
27 a 29 de novembro de 2019:
Centro de Estudos e Pesquisa BRICS (BPC), na Rua Dona Mariana, 63 - Botafogo

O EVENTO É ABERTO A TODXS. Solicitamos gentilmente RSVP para bpc@bricspolicycenter.org.

© 2019 por Abordagens Críticas ao Desenvolvimento